Ministras e ministros do Sínodo ES a Belém realizam seminário sinodal

22/03/2017

Cerca de 50 ministros e ministras do Sínodo ES a Belém se reuniram nos dias 21 a 22 de março de 2017, em Ibiraçu/ES, para mais um Seminário Sinodal. Os assuntos que pautaram o encontro foram Planejamento Missionário das Paróquias e Comunidades e Nova Modalidade de Avaliação de Campo de Atividade Ministerial. Os assessores foram os pastores Altemir Labes e Marcos Bechert, representando a Secretaria Geral da IECLB, de Porto Alegre.

Fomos acolhidos pelo pastor sinodal Joaninho Borchardt com uma meditação baseada nos textos bíblicos de Gênesis 27 a 33, que apresentam as estratégias de Jacó para alcançar os seus objetivos, fazendo-nos refletir sobre quais são as ações estratégicas das comunidades e paróquias para fortalecer e encantar os membros para a missão. E finalizou dizendo que se não planejamos, outros planejam por nós.

O pastor Labes apresentou um histórico de que a preocupação da IECLB com a temática da missão vem de longa data. Em 2016 foi elaborado o “Roteiro para o Planejamento Missionário” que apresenta de forma didática o passo-a-passo na elaboração de ações para o fortalecimento da missão nas comunidades e paróquias.

O pastor Bechert trouxe uma reflexão baseada no texto bíblico de Lucas 24.13ss que enfatiza a importância do ouvir e dialogar para avaliar se as ações missionárias planejadas foram alcançadas, e o que precisa ser melhorado.

Saímos do seminário com o compromisso de envolver as lideranças das comunidades e falar da necessidade de se ter um planejamento estratégico, considerando a situação local e potencializando os dons da comunidade. Além disso, queremos buscar as respostas para as perguntas: Por que somos igreja nesta localidade, como queremos ser vistos, quais os nossos compromissos com as questões sociais e ambientais, quem são as pessoas que vivem à nossa volta, e como podemos ser comunidades inclusivas, acolhedoras e atrativas?

Durante o seminário também relembramos e conversamos sobre a “Carta da Direção da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil-IECLB às Autoridades responsáveis pela Nação Brasileira”, datada de 17 de março de 2017 e o posicionamento emitido pelas mulheres que participaram do encontro “Mulheres Luteranas celebrando os 500 anos da Reforma” em Foz do Iguaçu/PR, de 17 a 19 de março de 2017. Nós, como ministros e ministras do Sesb, reforçamos o conteúdo desses documentos e reiteramos que somos contra essa proposta de Reforma da Previdência apresentada pelo Governo Federal, pois acreditamos que fere a dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras e não garante vida digna, principalmente para aqueles e aquelas que mais precisam.


Autor(a): Pastor Valdeci Foester (Santa Maria de Jetibá)
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém
Área: Ministério / Nível: Ministério com Ordenação
ID: 41652
COMUNICAÇÃO
+
Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br