Palestra sobre Reforma relembra fatos e compara com a atualidade

Ex-presidente da IECLB, autor de livros sobre a Reforma Luterana, esteve em Lajeado para contar experiências

25/05/2017

O Pastor Doutor Walter Altmann esteve em Lajeado para contar sobre suas pesquisas de Martinho Lutero e a Reforma Luterana
Palestra Pastor Dr. Walter Altmann
Dois dos Pastores da IECLB em Lajeado foram alunos de Walter Altmann na faculdade de teologia
1 | 1
Ampliar


Lajeado – A noite de quinta-feira (25) contou com muito conhecimento e recordações da Reforma Luterana na Igreja de Cristo. Aproximadamente 300 pessoas estiveram no evento comemorativo aos 500 anos da Reforma, realizado pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado (IECLB). Com o tema “A Reforma e suas implicações hoje para a vida pessoal e social”, o Pastor Doutor Walter Altmann conversou com todos aqueles que tinham interesse em conhecer mais sobre a Reforma e momentos da vida de Lutero.

Walter Altmann é doutor e foi professor de teologia. Autor de livros, tem experiência em ecumenismo nacional e internacional, pois foi moderador do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Conforme ele, a Reforma, há 500 anos, acarretou uma série de mudanças radicais na vida espiritual das pessoas, na igreja e na sociedade. “500 anos naturalmente é uma data importante, depois disso só os 1000. Essa é uma ocasião para recordarmos com gratidão o que aconteceu lá, mas a data deve servir como um comprometimento ainda maior da descoberta da Reforma para o futuro”, diz.

O Pastor afirma que é necessário ver alternativas para voltar a trazer crianças e jovens à igreja. “Antigamente a vida social girava em torno da igreja e era quase que automático que os filhos seguissem a religião dos pais. Hoje existe uma super oferta na sociedade, e com tantas opções de redes sociais ou programações, o desafio é muito grande para as igrejas transmitirem sua mensagem de uma forma que possa ser atrativa”, conta o Pastor, destacando ser necessário buscar elementos modernos e veículos como, por exemplo, a música para chamar a atenção. “Lutero fez isso. Compôs hinos muitas vezes com melodias da época para transmitir o evangelho. As igrejas devem procurar melhores caminhos de comunicar, mas não devemos exagerar como se o espetáculo em si já fosse a mensagem”.

A mensagem básica deve perseverar na proclamação do evangelho com duas linhas mestras que preenchem de sentido uma vida, sendo elas: temor a Deus e amor ao próximo, conta Altmann.

A Reforma e seu legado

Altmann acredita nas grandes contribuições que a Reforma teve ao colocar uma ênfase na comunidade local, já que Lutero fomentou o espírito comunitário, tanto na igreja como na sociedade, associações de canto ou esportivas. “Lutero queria que fosse uma espécie de consciência viva da sociedade e que a base da palavra de Deus também falasse às autoridades públicas sugestões de respostas. A educacional foi uma, mas muitas vezes com críticas às injustiças já existentes”.

O Pastor acredita que essa consciência critica a Igreja deveria continuar a ser exercida nos dias de hoje, não se transformando em partido político, mas chamando atenção para o que Deus quer, sendo menos desigualdade, injustiça, opressão e corrupção, coisas que o Brasil está testemunhando no atualmente. “A Igreja tenta se manifestar, mas muitas vezes existem redutos que se acomodam e forças que acham que a igreja não deveria exercer esse papel, o que é equivocado, pois Deus quer ser um senhor não apenas na igreja, mas no mundo inteiro”, salienta.

Paixão pela Reforma

Com tantos artigos e livros a respeito da Reforma Luterana, Walter confidencia que desde o tempo de ensino confirmatório na igreja se encantou com diversos aspectos da ideologia de Lutero, que não era um homem perfeito e tinhas muitas falhas, mas aspectos de grande genialidade e descobertas importantes para o dia de hoje. Ao longo das décadas como professor de teologia e pesquisador, encontrou muito sobre Martinho Lutero e uma de suas maiores obras foi o livro “Lutero e libertação”, publicado no ano passado, em segunda edição revisada e ampliada, no Brasil e nos Estados Unidos.

Já aposentado como pastor, Altmann tem recebido muitos convites, principalmente nesse ano comemorativo aos 500 anos da Reforma Luterana. Esteve na Argentina, em São Paulo, na ULBRA e tem outros eventos agendados.

Conheça Walter Altmann

Walter Altmann nasceu no ano de 1944 em Porto Alegre. A partir de 1950 se criou em Lajeado, estudou teologia em São Leopoldo, Buenos Aires e Hamburgo, Alemanha, onde finalizou seu doutorado em 1972. Foi pastor em Ijuí e a partir de 1974 (até 2002) professor na atual Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo. Foi reitor de 1981 a 1987 e Presidente do Conselho Latino-Americano de Igrejas – CLAI, com sede em Quito, Equador, de 1995 a 2001.
Além disso, foi pastor-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) de 2002 a 2010 e moderador do CMI com sede em Genebra, Suíça, de 2006 a 2013.

O Pastor viveu em Lajeado dos cinco aos 15 anos de idade. Ele conta que tem muitas recordações da Igreja e que seu primeiro “emprego” foi puxar o sino durante os cultos. Com familiares na região, Altmann visita o município quando tem disponibilidade.


 

COMUNICAÇÃO
+
Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br